Midiapop

O melhor em Cultura Pop do Brasil

Grande Irmão, coprodução do Canal Brasil, estreia nesta quinta, dia 1º de dezembro

Grande Irmão, coprodução do Canal Brasil, estreia nesta quinta, dia 1º de dezembro

Por Midiapop

Estreia no Canal Brasil dia 1º de dezembro, às 19h, o longa-metragem “Grande Irmão”. Dirigido por Camilo Tavares, o documentário é uma coprodução do Canal Brasil e retrata os 17 anos de ditadura do general Augusto Pinochet, no Chile, desde o golpe de Estado.

O documentário conta com materiais inéditos de arquivo e mostra, com detalhes, a participação do governo militar brasileiro no golpe de 11 de setembro de 1973, em Santiago, que tirou Salvador Allende da presidência do Chile. A ditadura de Pinochet durou 17 anos, torturou mais de 40 mil pessoas e deixou três mil mortos ou desaparecidos.

O filme traz depoimentos de pessoas envolvidas com o contexto político da época, como Delfim Netto, Ministro da Fazenda no governo Médici, Almino Afonso, José Serra, Orlando Sáenz, Ministro da Fazenda do Chile no governo Pinochet, e o cineasta chileno Patrício Guzmán.

Grande Irmão (2022) (110’)
Horário: Quinta, 1/12, às 19h
Direção: Camilo Tavares
Classificação: 14 Anos

Sinopse: 11 de setembro de 1973, Santiago do Chile. O presidente eleito Salvador Allende, que planejava um governo socialista, sofre um golpe de Estado que contou com o apoio do governo militar brasileiro e participação dos Estados Unidos.

Começou assim a sangrenta ditadura do general Pinochet que durou 17 anos e teve graves consequências para a Democracia em toda a América Latina. Com rico material de arquivo, o filme expõe documentos secretos e confidenciais de entidades como Itamaraty, Embaixada Brasileira no Chile, CIA e Casa Branca.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *