Quem não se lembra do personagem Pernalonga parodiando a ópera “Barbeiro de Servilha”, do compositor Gioachino Rossini? Ou da clássica trilha de “Blade Runner” composta por Vangelis, embalando as aventuras do policial interpretado por Harrison Ford? Qual fã não consegue identificar prontamente a Marcha Imperial de Darth Vader, composta por John Williams, de “Star Wars”? As trilhas sonoras são parte essencial para conectar os espectadores com filmes e séries. Para discutir os caminhos dessa indústria, o Festival Musimagem, um dos maiores eventos sobre trilha sonora do mundo e o único da América Latina, chega a sua oitava edição celebrando a paixão do público pelas trilhas sonoras.
O evento gratuito traz profissionais renomados da cinematografia nacional e internacional, como a vencedora do Oscar de melhor trilha sonora original por “Emma”, Rachel Portman, John Lunn, de “Downton Abbey” (2010), “Waking the Dead” (2011), “The White Queen” (2013), e Christopher Gordon, premiado diversas vezes pela composição de “Moby Dick”. Esta é a primeira edição híbrida do Festival, que acontece entre os dias 8 e 13 de novembro, e faz sua estreia em São Paulo. O público poderá acompanhar gratuitamente a programação presencial na Faculdade Santa Marcelina, nos dias 11 e 12, e sempre de forma remota pelo link: Festival Musimagem.
Marcos Souza, idealizador do Festival e Presidente da Musimagem Brasil, acredita que eventos como este são necessários para dar luz aos nomes que costumam ficar restritos ao backstage. “O público não conhece o rosto dos compositores que nos emocionam e nos fazem entrar na história de um filme, uma série. Estamos muito felizes com a 8ª edição do Festival Musimagem, que vai mexer não só com o meio audiovisual, mas também com o público, que vai conhecer alguns compositores e histórias dos bastidores”, conta Marcos.
Entre estrofes e sotaques
O evento também traz com profissionais consagrados do mercado nacional como Roberto Menescal (“Bye Bye Brasil”), Nivaldo Ornelas (“A dança dos bonecos”) e Túlio Mourão (“Jorge, um brasileiro”), além de contar com compositores da Musimagem. Tim Rescala também estará presente. Ele, que é criador e produtor do programa “Blim-Blem-Blom”, que apresenta música clássica para crianças, e acaba de ocupar as salas de cinema com o filme “Pluft, o fantasminha”, acredita que o Festival vem construindo uma trajetória sólida ao longo das edições. “O Musimagem já se mantém como parte integrante da agenda internacional, como único representante da América Latina, o que muito nos orgulha e nos alegra”, afirma Tim.
As mesas vão mesclar sotaques durante os debates e palestras. Rachel Portman (Inglaterra), David Mansfield (EUA), John Lunn (Inglaterra), Gorka Oteiza — SoundtrackFest (Madrid) e Christoper Gordon (EUA) vão trazer os temas de suas expertises e encantar o público com os processos que envolvem a construção de uma trilha sonora marcante. Para isso, as atrações internacionais vão contar com traduções simultâneas para o português.
Os cursos desta edição contam com temas diversos que mostram as múltiplas possibilidades do uso da música em materiais audiovisuais. O público terá acesso aos cursos “Games e trilhas sonoras”, “Compondo com softwares gratuitos”, “Trilhas sonoras e novelas” e “Publicidade e trilhas sonoras”, sempre de forma gratuita. Para participar, basta fazer inscrição pelo site. O festival conta com a parceria do site espanhol SoundtrackFest, do produtor Robert Townson, da XR e da Faculdade Santa Marcelina, além do designer Maurizio Manzo. Os tradicionais concertos seguem na programação com os musimágicos, que vão trazer os sucessos dos integrantes do grupo como Tim Rescala e Rafael Luperi, um dos compositores da novela Pantanal, e a Sinfonietta Paulista, que vai performar canções consagradas dos convidados internacionais.
Prêmio Remo Usai
O Prêmio Remo Usai homenageia grandes nomes da música brasileira durante o Festival Musimagem. Este ano o homenageado é o Eduardo Souto Neto, o mais popular e reconhecido compositor de música incidental no Brasil. Ele é o autor de sucessos como a música do Rock in Rio e a trilha da vitória, que foi consagrada no tricampeonato de Ayrton Senna na Fórmula 1.
Desde a sua criação, o Festival vem sedimentando sua importância para os profissionais que atuam na área do audiovisual e da música. Além disso, o público aficionado pelas trilhas musicais das obras audiovisuais, no cinema, na TV, nas séries, nos games, na publicidade e no jornalismo deve repetir a presença fiel das últimas edições, ampliando os debates da área.
Sobre o Festival Musimagem
O Festival Musimagem é o representante da América Latina de grandes encontros entre profissionais e amantes das trilhas sonoras. São 7 edições completas com mais de 200 atrações ao longo dos anos, entre debates, palestras, cursos e concertos, sempre com a participação dos musimágicos, artistas que integram a orquestra do Festival.
O evento vem se consolidando como um dos maiores festivais de trilhas sonoras do mundo e o único feito por compositores, sempre com o objetivo de tornar conhecidos estes profissionais responsáveis por envolver o público no audiovisual. Para isso, o Festival Musimagem também realiza o Prêmio Remo Usai, em homenagem ao compositor de mesmo nome que faleceu em 2022, e dá destaque a grandes compositores brasileiros.
A edição de 2021 foi híbrida e teve mais de 12 mil acessos na plataforma virtual. O evento recebeu profissionais do mundo todo como John Ottman (Fantastic Four’, ‘X-Men 2’, ‘Valkyrie’ and ‘Superman Returns’.), Craig Safan (the series ‘Alfred Hitchcock Presents’ and ‘Amazing Stories’.) e Richard Band (Re-Animator’ franchise, ‘Mutant’, ‘Dragonworld’).
Para a 8ª edição, a primeira em São Paulo, espera-se superar o número e alcançar novos seguidores desse movimento de apaixonados por trilhas sonoras.
SERVIÇO
Online: Auditório do site – Link ou Youtube da Musimagem Link
Faculdade Santa Marcelina — R. Dr. Emílio Ribas, 89 – Perdizes, SP (apenas nos dias 11 e 12)
Data: 8 a 13 de novembro, dàs 10h às 22h
Confira a programação completa do Festival:
– Dia 10/11 – Online
10h – Debate online: Trilhas Sonoras e Direitos Autorais
Como funciona a arrecadação e a distribuição dos direitos autorais no streaming? Os direitos autorais estão atualmente no centro dos debates sobre os contratos com as plataformas de streaming, com a ocorrência cada vez mais frequente de buyouts. Advogados e criadores lado a lado discutem estas questões no Festival Musimagem.
Dra. Vanisa Santiago (RJ), Dr. Frederico Lemos (RJ), Tim Rescala (RJ). Apresentação Felipe Radicetti (PR)
15h – Palestra online: O órgão no Cinema mudo
Felipe Radicetti, organista, apresenta uma breve história ilustrada com excertos de filmes e imagens de época do uso de órgãos de tubos nas grandes salas de cinema dos Estados Unidos e Inglaterra, nos anos que antecederam o cinema sonoro. Os modos de uso do instrumento para o acompanhamento de filmes foram determinantes para o desenvolvimento da idiomática do órgão na música popular. Apresentação: Felipe Radicetti (PR).
– Dia 11/11 — Híbrido direto da faculdade Santa Marcelina-SP
10h – Curso híbrido: Publicidade e trilhas sonoras
Composição musical nas pequenas formas publicitárias: a trilha e o jingle. Sincronismo com a imagem; mickeymousing na publicidade. O processo criativo: o briefing dado como problema e a composição como solução. Trabalhos de composição em diferentes gêneros musicais aplicados: trilha musical, jingle, trilha de spot (rádio). Análise de exemplos consagrados. Zeh Netto (RJ) – ao vivo de SP.
15h – Palestra online: Rachel Portman (Inglaterra)
A compositora inglesa, autora de mais de uma centena de trilhas como “Emma” (pela qual ganhou o Oscar), “Chocolate”, “Não me abandone jamais”, “Bessie” (vencedora do Emmy) e “A Duquesa”. Rachel irá falar de sua carreira e obra, seus principais projetos e obras ao longo da vida. Mediadores: Robert Townson e Marcos Souza
17h — Debate online: As trilhas sonoras do Clube da Esquina
A música de uma geração além das telas. Como era a relação do cinema com o processo criativo do Clube? Como eles passaram a compor trilhas para o audiovisual? Um panorama da música dos compositores do Clube da Esquina nas telas, pela voz de dois de seus membros: Tulio Mourão (“Jorge, um Brasileiro, “O vestido”, “Vagas para moça de fino trato”, “O viajante”), e Nivaldo Ornelas (“A dança dos bonecos”, “Em nome da razão”, “Tampinha”). Nivaldo Ornelas (RJ), Tulio Mourão (BH). Mediação João Batista Melo(BH) e Felipe Radicetti (PR).
20h – Palestra online: David Mansfield (EUA)
O compositor norte-americano, autor de dezenas de trilhas como “O ano do dragão” (indicada ao Globo de Ouro), “O siciliano”, “O portal do paraíso”, “O diabo entre as pernas” e “Rastro Perdido” (indicada ao Emmy) falará sobre a sua música e os filmes para os quais trabalhou. Mediação João Batista Melo (BH) e Alex Pfeiffer (RJ).
– Dia 12/11 – Híbrido direto da faculdade Santa Marcelina-SP
10h – Palestra online: John Lunn (Inglaterra)
O compositor da trilha de todas as temporadas e dos longas metragens de uma das séries de mais sucesso, “Downton Abbey” (música premiada com o Emmy em duas temporadas) além de várias outras séries e filmes como “The White Queen” (também ganhadora de um Emmy), “O último Reino” e “Belgravia”. John irá falar de sua carreira e sua música. Mediação João Batista Melo (BH) e Alex Pfeiffer (RJ).
15h – Debate híbrido: Trilhas sonoras e o cinema infantil
Como a música cria a narrativa de filmes infantis? A música também ajuda contar a história? Leva emoções e sensações além de sonoridades que envolvem a criança? Os bastidores, a criação e produção das trilhas infantis serão debatidas neste painel. João Batista Melo (BH) e Beth Carmona (SP). Tim Rescala (RJ) – Ao vivo de SP
17h – Concerto híbrido: Musimágicos em SP: Tim Rescala, Rafael Luperi, Marcos Souza, Alexey Kurkdjian, Natalia Machiaveli, Zeh Netto e Alexandre Guerra – Ao vivo direto do Teatro Santa Marcelina.
20h – Concerto híbrido: Sinfonietta Paulista interpreta os convidados nacionais e internacionais. Regência e arranjos — Rafael Vicole. Ao vivo direto do Teatro Santa Marcelina
– Dia 13/11 – Online
10h – Palestra online: Os desafios dos Festivais de Trilhas Sonoras. Gorka Oteiza — SoundTrackFest (Bilbao, Espanha)
14h30 – Online. Bate papo com o ganhador do prêmio Remo Usai, Eduardo Souto Neto (RJ). Mediação: Alberto Rosenblit (RJ).
15h – Debate online: Trilhas sonoras e a Bossa Nova
A Bossa nova rompeu fronteiras internacionais e chegou em telas de cinemas e séries no Brasil e no Mundo. O que representa a Bossa nova como trilha sonora? Uma época? Um jeito de se vestir, de se amar? Uma música romântica que mexe com imaginário do telespectador? Especialista na área o compositor Alberto Rosenblit e o sócio benemérito da Musimagem Roberto Menescal discutem este tema. Roberto Menescal (RJ). Mediação: Alberto Rosenblit (RJ).
17h – Debate online: A música de Villa Lobos para o cinema
As composições do brasileiro Villa-Lobos no cinema nacional e internacional. Músicas que criou para trilhas e romperiam fronteiras para as salas de concertos. Turibio Santos (RJ), Manoel Corrêa do Lago (RJ), Sheila Schvarzman (SP) e Alexandre Guerra (SP).
20h – Palestra online: Christoper Gordon (EUA). Conversa com o compositor australiano, autor das trilhas de “Mestre dos Mares”, “A última dança de Mao”, “Amor sem pecado” e “A mansão Marsten” (indicada ao Emmy). Mediador: Zeh Netto. As 4 mesas INTERNACIONAIS terão tradução simultânea para o português. Cursos aberto para profissionais, estudantes e entusiastas.
– Dia 8/11 – Online
10h às 12h – Curso: Games e trilhas sonoras.
Composição de trilhas sonoras para jogos eletrônicos. Introdução a efeitos sonoros e ao áudio interativo. Evolução do hardware dos jogos eletrônicos e seu impacto na capacidade de produção de som. Estilos históricos de trilha sonora. Introdução à música interativa e ao desenho de som para efeitos sonoros. Antonio Teoli (EUA)
– Dia 9/11 – Online
10h às 12h – Curso: Compondo com softwares gratuitos
É possível compor uma trilha utilizando softwares gratuitos? Acompanhe como planejar, organizar os arquivos e utilizar softwares gratuitos para compor uma trilha sonora. Rafael Vicole (SP).
15h – Curso: Trilhas sonoras e novelas
A representação do som na Televisão/Novelas. A sincronização som/imagem. Elementos da trilha sonora: voz, ruídos, música. A audição do espectador. Aspectos técnicos da captação e reprodução dos sons. Dominação dos conceitos básicos do som, suas propriedades físicas, bem como as especificidades dos modelos analógico e digital. Compreensão dos procedimentos básicos de captação e edição de som de modo a construir um discurso sonoro coerente e criativo dentro da narrativa televisiva. Também deverá se familiarizar com as principais correntes de pensamento a respeito do som e seus diferentes usos na televisão. Ricardo Leão (RJ)
– Dia 11/11 – Híbrido direto da faculdade Santa Marcelina-SP
10h – Curso: Publicidade e trilhas sonoras
Composição musical nas pequenas formas publicitárias: a trilha e o jingle. Sincronismo com a imagem; mickeymousing na publicidade. O processo criativo: o briefing dado como problema e a composição como solução. Trabalhos de composição em diferentes gêneros musicais aplicados: trilha musical, jingle, trilha de spot (rádio). Análise de exemplos consagrados.